CLUBE ATHLÉTICO PAULISTANO

Nome Oficial
Clube Atlético Paulistano
Fundação
29/12/1900 (121 anos)
Status Atual
Clube Social
Endereço
Rua Honduras, 1400
Jardim América - São Paulo - São Paulo
CEP: 01428-900
Brasil  
Apelido(s)

Estádios como mandante (jogos(s) registrado(s))
    Velódromo, São Paulo/SP, Brasil (46)
    Parque da Antárctica Paulista, São Paulo/SP, Brasil (8)
    Chácara da Floresta (Campo do AA das Palmeiras), São Paulo/SP, Brasil (5)
    Álvaro Chaves (Laranjeiras), Rio de Janeiro/RJ, Brasil (1)
    Rua da Consolação (Campo do SPAC), São Paulo/SP, Brasil (1) 
Histórico
Numa época em que a prática esportiva era considerada uma manifestação socialmente pouco digna, um grupo de jovens da sociedade paulistana decide fundar um clube. A idéia de reunir as famílias nos finais de semana é alinhavada numa rotisserie famosa e com um nome bastante sugestivo: Sportsman. Está fundado o Club Athletico Paulistano.

O jovem Bento Pereira Bueno é escolhido para presidente do novo Clube. Plínio da Silva Prado fica com o cargo de vice, enquanto Sampaio Viana e Horácio Espíndola são eleitos secretários e Martinho Prado e Renato Miranda, tesoureiros.

Os idealizadores do Paulistano partem para a escolha do local ideal para a instalação da sede esportiva do CAP: o Velódromo, estádio de ciclismo localizado na rua da Consolação. Lá se realizaria a primeira partida interestadual de futebol do Brasil, em 19 de outubro de 1901. Também lá o futebol mostraria sua força ao substituir o ciclismo na preferência de seus sócios.

O Velódromo se transformaria, então, em ponto de encontro da elite paulistana, que prestigiava o time de futebol do CAP com o inesquecível grito de guerra "aleguá", expressão que mesclava o termo francês "allez", com o inglês "go" e o indígena "ack", palavras que tinham o mesmo significado: "avante". O Paulistano retribuiria todo o carinho da torcida com a conquista de seu primeiro título - o de campeão paulista - em 1905. Seria o início de uma série de vitórias.

Um dos momentos mais gloriosos do CAP é vivido em 1925, quando o time de futebol do Clube viaja para a Europa. É a primeira vez que uma equipe brasileira mostra seu futebol no continente europeu - e encanta a todos. Ao retornar ao Brasil, as vitórias do CAP continuam, mas as atividades futebolísticas do Paulistano encerram-se em 1929, quando o Paulistano - cansado de tentar moralizar o esporte em São Paulo - resolve manter sua tradição de futebol amador e libera seus jogadores para atuar em outros Clubes. É o fim do futebol profissionalizante no Paulistano. 
Título(s)
Taça dos Campeões Estaduais (1 Título(s))
1917
Campeonato Paulista (11 Título(s))
1905, 1908, 1913 (APSA), 1916 (APSA), 1917, 1918, 1919, 1921, 1926 (LAF), 1927 (LAF), 1929 (LAF)
Torneio dos Campeões (1 Título(s))
1920
Taça Competência (3 Título(s))
1919, 1920, 1922 
Fonte:
Efm


Escudos 
Michael serra
Escudos também retirados do livro 125 Anos de História - A Enciclopédia do Futebol Paulista

0 comments:

Postar um comentário