ASSOCIAÇÃO ATLÉTICA MATARAZZO

Nome Oficial
Associação Atlética Matarazzo
Fundação
14/11/1914
Status Atual
Extinto 
Endereço
Limão - São Paulo - São Paulo - Brasil
Apelido(s)

Estádios como mandante (jogos(s) registrado(s))

Histórico
Associação Atlética Matarazzo (AAM) foi uma agremiação da cidade de São Paulo (SP). Fundado no sábado, do dia 14 de Novembro de 1914, onde reunia os empregados dos escritórios comerciais e industriais da S/A. A sua Sede ficava localizado no Limão (um dos principais bairros do samba paulistano), na Zona Norte de São Paulo.

Voltada principalmente ao “cultivo do futebol“, segundo estabelecia seu 1º estatuto em 1928, a Associação Atlética Matarazzo também se destinava à promoção de festivais esportivos e recreativos, bem como bailes com a participação de sócios e seus familiares.

Em julho de 1931, a diretoria resolveu desocupar a sala situada na Avenida Brigadeiro Luís Antonio, nº 44, no bairro da Sé. Alegava tratar-se de um prédio muito acanhado, fora de mão e de aluguel demasiado alto.

No ano seguinte, a Associação comprou um terreno situado na Alameda Casa Branca, de propriedade do Conde Luiz Eduardo Matarazzo, onde foi instalada a Praça de Esportes.

Além de um bangalô e de uma quadra de tênis já existentes no local, a associação pretendia construir um ginásio para jogos de basquete, aproveitável também para bailes.

O Conde Francisco Matarazzo Jr., então administrador gerente da S/A Indústrias Reunidas Francisco Matarazzo, prometia que, durante o primeiro ano posterior à compra, a empresa contribuiria com a soma de um conto de réis (1:000$000) por mês, a fim de auxiliar a AAM a saldar sua dívida de 400 contos de réis! A tarefa, bastante árdua, não foi levada adiante e, em maio de 1936, a AAM desfez o negócio, passando, então, a alugar o mesmo terreno, utilizando-se apenas da quadra de tênis.

Finalmente, por volta de 1958, a empresa permitiu que o clube construísse a sede definitiva em um terreno de sua propriedade, situado à Av. Ordem e Progresso, no bairro do Limão.

Lá permaneceu até 1986, quando a empresa vendeu a praça de esportes para uma fábrica de retentores. Por último, a Atlética Matarazzo teve sua secretaria funcionando precariamente numa das salas dos escritórios da fábrica do Belenzinho.

 
Título(s)

Fonte:
Efm


Escudos 
Michael serra
Escudos também retirados do livro 125 Anos de História - A Enciclopédia do Futebol Paulista

0 comments:

Postar um comentário